FLORES
Oradores
e Moderadores
A Azores Tourism Summit conta com a presença de especialistas regionais, nacionais e estrangeiros, de diferentes áreas profissionais, abordando diferentes temáticas, partilhando conhecimento e experiências e contribuindo para a tomada de consciência das novas oportunidades que este tipo de Turismo tem para o desenvolvimento dos Açores.
Keynote Speaker
30 OUT
Destinos Insulares como modelo de liderança na sustentabilidade
Satya Tripathi
Secretário Geral da Global Alliance for a Sustainable Planet, United Nations Environment Programme (UNEP)
Satya Tripathi
Economista de desenvolvimento, advogado e agente de mudança com mais de 40 anos de experiência. Trabalhou com a ONU por mais de duas décadas em posições-chave em todo o planeta e, mais recentemente, foi Secretário-Geral Adjunto da ONU, Chefe do Gabinete de Nova Iorque na ONU para o Ambiente e Secretário do Grupo de Gestão Ambiental da ONU.
31 OUT
À Conversa com...
Paulo Salvador
Jornalista TVI
Paulo Salvador
Paulo Salvador, jornalista TVI. Editor-executivo, Grande repórter, autor da mais duradoura rubrica de gastronomia da televisão nacional “Mesa Nacional” ( 2014-2023), fundador do Wine Summit “Must Fermenting Ideas” (Cascais). Nascido em Angola, é autor de 4 obras sobre aquele país (Recordar Angola) e um guia Gastronomico (Mesa Nacional). Actualmente dedica-se à grande reportagem e projectos especiais para a TVI.
Consultor World Cheese Awards.
Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Técnica de Lisboa, ISCSP.
Preâmbulo ao Painel
31 OUT
Recursos Hidrotermais e termalismo nos Açores: Potencial, Oportunidades e Desafios
João Carlos Nunes
Ph.D Diretor Científico INOVA
João Carlos Nunes
Natural de Ponta Delgada (S. Miguel, Açores), 1962
Doutoramento em Vulcanologia (Universidade Açores), 2000
Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Cientifica (Universidade Açores), 1991
Licenciatura em Geologia, Ramo Científico (Universidade Porto), 1985
Professor Auxiliar (com Nomeação Definitiva), Universidade Açores, desde FEV.2000
Director Científico do INOVA – Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores, desde DEZ.2004
Membro da Unidade de Investigação “GeoBioTec – GeoBioSciences, GeoTechnologies and GeoEngineering” (Centro FCT), Universidade de Aveiro, desde MAI.2007
Eurogeólogo (European Federation of Geologists - International Licensed Body), desde MAR.2020
Director Técnico de Exploração da captação “Água das Quenturas”, do recurso hidromineral “Estância Termal das Furnas” (São Miguel, Açores), desde MAR.2015
Consultoria e assessoria a empresas e instituições da Região Autónoma dos Açores, nos domínios da vulcanologia, recursos hidrominerais e geotermia, desde AGO.2011
Membro da Direcção da PROGEO Portugal – European Association for the Conservation of the Geological Heritage, desde JAN.2009
Coordenador Científico do Geoparque Açores-Geoparque Mundial da UNESCO, de JAN.2011 a JUL.2022
Coordenador/Catalyst do Working Group “Volcanic Areas” da EGN-European Geoparks Network, desde SET.2014
Membro Individual da GGN-Global Geoparks Network/International Association on Geoparks, desde JAN.2016
Avaliador da UNESCO/Global Geoparks Network, desde MAI.2018
Honorary Advisor da “CVGA - Chinese Volcanic Geoparks Alliance”, de JUN.2018 a JUN.2021
Membro do Advisory Committee (AC) da EGN- European Geoparks Network, desde MAR.2024
Membro da Comissão Nacional de Acreditação EuroGeol, da APG- Associação Portuguesa de Geólogos, desde JUN.2021
Membro da Direcção da ENTA – Escola de Novas Tecnologias dos Açores, desde DEZ.2011
Membro da Direcção do INOVA – Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores, desde MAR.2022
Docente de disciplinas de Licenciatura e Mestrado da Universidade dos Açores (DG, DB, DCE, DCTD, DCA, DEG e ESTA-PDL), da Universidade de Aveiro (DG) e da Universidade do Minho (DCT)
Coordenador e Responsável de diversos projectos de investigação e de prestação de serviços da Universidade dos Açores e do INOVA
Autor de diversos artigos, livros, capítulos de livros e comunicações, publicadas em revistas da especialidade, nacionais e internacionais, incluindo revistas indexadas
Orientador de cerca de duas dezenas de teses de mestrado e de doutoramento da Univ. dos Açores (DG, DCA, DB e DCTD), da Univ. do Minho (DCT), do Instituto Superior Técnico (Lisboa), da FCUL (Lisboa) e do ICBAS (Univ. do Porto)
Co-editor de publicações e revisor científico/referee de diversos artigos; Corresponding Guest Editor do Special Issue (SI) “Volcanic Geology of Azores Islands” do Journal of Volcanology and Geothermal Research (Volume 156), editado em 2006 pela Elsevier (Ed.), Holanda; Guest Editor do Special Issue (SI) “Selected Papers from the 14th European Geoparks Conference”, do Geosciences – Open Access Journal, editado em 2018, pela MDPI (Ed.), Suíça; Guest Editor do Special Issue (SI) “Volcanic Geological Sites in UGGp European Geoparks”, do “Geoconservation Research (GCR) Journal”, Open Access Journal, editado em 2023
Conference chair ou co-organizador de diversos congressos, conferências, workshops e outros eventos científicos internacionais, nacionais e regionais
PAINEL I
31 OUT
Cuidando do Corpo, Mente e Espírito nos Açores
Victor Leal
Presidente da Direção Associação das Termas de Portugal
Vitor Leal
- Natural de Luanda – Angola, onde nasceu em 1971, tendo crescido na freguesia de Vila Maior – S. Pedro do Sul e actualmente a residir nas Termas de S. Pedro do Sul.
- Casado e pai de 2 filhas.
- Licenciado em Direito e Pós-Graduação em Direito do Emprego Público pela Faculdade de Direito da Universiade de Coimbra e actualmente a terminar o Mestrado em Administração Pública Empresarial (parte lectiva concluída) pela mesma Faculdade.
- Curso de Especialização sobre Sector Empresarial Municipal pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
- Programa Avançado para Gestores Municipais da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa – Lisboa.
- Técnico Superior de Segurança e Higiene no Trabalho.
- Foi durante 7 anos (janeiro de 2004 a fevereiro de 2011) Administrador Delegado da Termalistur - Termas de S. Pedro do Sul EM, SA, e é desde 1 de novembro de 2013 Presidente do Conselho de Administração desta empresa.
- Presidente da Direcção da Associação das Termas de Portugal desde abril de 2018, tendo sido Vice-Presidente no mandato de 2015-2018.
- Vice-Presidente da EHTTA – European Historical Thermal Association, desde 2022
- Foi responsável pelo Provere Termas Centro nos anos 2016 a 2019.
- Presidente da Mesa da Assembleia Geral da ADDLAP – GAL desde 2015
- Membro do Órgão de Gestão da ADRIMAG – GAL desde 2020
- Vogal da Direcção da ARPT – Agência Regional de Promoção Turística do Centro desde 2013
- Membro da Direcção do Centro Social de Vila Maior – IPSS desde 2013
- Tem vindo a desenvolver a sua actividade profissional na Consultoria da área do termalismo, saúde e bem-estar, assim como formador nestas áreas e nas áreas do Direito; Recursos Humanos; Segurança e Higiene no Trabalho, Gestão e Finanças.
Ana Beato
Fundadora da Misty Islands e Guia de Banhos de Floresta
Ana Beato
Fundadora do projeto Misty Islands e certificada como Guia de Banhos de Floresta. Integra a sua formação, em gestão, desporto e coaching, no desenvolvimento de projetos que promovem o bem-estar, através de práticas de conexão com a natureza. A sua trajetória como gestora em ambientes de alta pressão confere-lhe uma visão holística e equilibrada, que valoriza a saúde e a sustentabilidade.
Rita Santos
CEO Satya Moments
Rita Santos
O meu nome é Rita Santos, sou natural da Ilha Terceira, Açores. Sou licenciada em Gestão de Empresas Turísticas pela Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril. Conto com mais de 12 anos de experiência profissional, nas áreas comercial, tendo trabalhadocom operadores turísticos, agências de viagem, na área de organização de eventos, tendo trabalho no setor de hotelaria e também formadora certificada na área de gestão e turismo.
Desde cedo, sempre fui guiada pelos meus valores. A busca por expandir os meus horizontes e o meu conhecimento, a liberdade de ir explorar o mundo, a conexão com a natureza, a autenticidade e a leveza, inspiram o meu trabalho e o meu estilo de vida.
Tendo nascido e crescido na Ilha Terceira, nos Açores, a minha origem esteve sempre presente em mim, mas foi ao longo dos anos que percebi o quanto a natureza pode ser um refúgio para aqueles que enfrentam diariamente rotinas caóticas, o stress e a pressão do dia a dia.
Após alguns anos a trabalhar nas áreas de tour operação com agências de viagem e operadores nacionais, na área comercial e de organização de eventos, senti na pele o quão desafiante pode ser viver numa constante agitação. Foi nesse momento que encontrei no yoga e na natureza uma nova forma de reequilíbrio e bem-estar.
Inspirada pela minha experiência pessoal e, trazendo comigo a brisa e a energia das ilhas Açorianas, foram os motivos que me levaram a criar este projeto - Satya Moments Retreats. Desde então, dedico-me a criar e a proporcionar a oportunidade a outras pessoas de se reconectarem consigo mesmas e com a vida, através de retiros que promovem o bem-estar Xsico e mental, na natureza contagiante do arquipélago dos Açores.
Estes retiros são desenhados e pensados para quem tem um ritmo de vida acelerado e lida com stress constante no dia a dia. São para pessoas que se encontram à beira de um burnout, que enfrentam elevados níveis de stress e ansiedade, que se sentem perdidas e sabem que precisam de uma pausa, mas não sabem como ou quando parar. Aqui, oferecemos mais do que uma simples pausa - oferecemos uma experiência transformadora, com atividades como yoga, meditação, caminhadas em trilhos locais, dinâmicas mindfulness, momentos de silêncio e partilhas de grupo.
Neste momento, continuo a desenvolver e a expandir este projeto, com a missão de proporcionar momentos de transformação pessoal e bem-estar, em todas as ilhas dos Açores.
Fernando Morais
Diretor de Sustentabilidade do Six Senses Douro Valley
Fernando Morais
Fernando Morais, Diretor de Sustentabilidade do Six Senses Douro Valley, tem 36 anos e é brasileiro, nascido em São Paulo. Com formações em Gastronomia, Gestão Ambiental e Técnico em Meio Ambiente, Fernando possui mais de 12 anos de experiência na hotelaria de luxo. Ele iniciou a sua carreira no Botanique Hotel & Spa em Campos do Jordão, onde trabalhou durante uma década e adquiriu uma visão abrangente sobre práticas sustentáveis e de bem-estar. Posteriormente, com a transformação do hotel no Six Senses Botanique, assumiu a gerência de sustentabilidade, liderando projetos alinhados aos princípios ESG.
Sua trajetória é marcada pelo compromisso com a sustentabilidade, o bem-estar e a responsabilidade social. No Six Senses Douro Valley, Fernando encontrou um ambiente onde esses valores estão profundamente integrados em todas as operações, reforçando o seu papel na promoção de práticas que combinam excelência operacional com responsabilidade ambiental, social e de governança.
PAINEL II
31 OUT
Inteligência Artificial e Big Data no Turismo
Evan Saunders
Vice-Presidente da Global Travel & Hospitality at Azira
Evan Saunders
Evan Saunders fundou a divisão de Turismo e Hotelaria da Azira em 2018. A Azira fornece informações sobre o comportamento do consumidor à escala global, permitindo que os líderes de marketing e operacionais alcancem, compreendam, comercializem e avaliem com confiança audiências altamente segmentadas, com mais de 500 destinos a utilizar as soluções da empresa.
Antes da Azira, Evan fundou a Attract China, uma empresa de marketing turístico centrada nos viajantes chineses que vão para a América, e dirigiu-a como CEO durante um período de quatro anos, servindo 250 clientes, falando em mais de 30 conferências em todo o mundo e ganhando vários prémios líderes do sector, incluindo o Top 25 Most Extraordinary Minds da HSMAI.
Viajante ávido e entusiasta de sanduíches, Evan documenta as suas aventuras no seu blogue, ClubSandwichReviews.com.
Sérgio Guerreiro
Diretor Sénior de Estratégia e Gestão do Conhecimento do Turismo de Portugal
Sérgio Guerreiro
Doutorado em Turismo.
Mais de 25 anos de experiência no sector do turismo nas áreas da estratégia, inteligência de mercado, política de turismo e inovação.
Diretor Sénior de Estratégia e Gestão do Conhecimento do Turismo de Portugal e Presidente do Comité de Turismo da OCDE e anteriormente Presidente do Grupo de Market Intelligence da European Travel Commission.
Especialista em Turismo em vários grupos de trabalho de organizações internacionais como a UE, UNWTO, OCDE, ETC e WEF.
Professor convidado da Nova School of Business and Economics, da Nova Information Management School e da Universidad Europea das Canarias.
Nuno Lavrador
Fundador & CEO UpNorth
Nuno Lavrador
Nascido na cidade de Coimbra, onde se licenciou em Geografia - Área de Estudos Ambientais, cedo se interessou pelos temas da sustentabilidade e ambiente. Depois de trabalhar alguns anos na Direcção dos Recursos Florestais e ICNF, iniciou o seu percurso empresarial como sócio da SIGESTE - Sistemas de Gestão do Território, empresa tecnológica dedicada ao desenvolvimento de software e hardware. Em 2015, e paralelamente ao projecto SIGESTE, fundou a UpNorth, empresa tecnológica especializada na monitorização de pedestres e ciclistas, tanto em áreas urbanas como em áreas naturais. Juntamente com a Eco-Counter, principal empresa a nível mundial nesta área, têm desenvolvido projectos com parceiros de referência nacional e internacional nas áreas do turismo, mobilidade e territórios inteligentes.
PAINEL III
31 OUT
Inovação em Destinos Turísticos
Urška Starc-Peceny
Chief Innovation Officer and Lead of Tourism 4.0 Department, ARCTUR
Urška Starc-Peceny
Urška Starc-Peceny, doutorada, é uma especialista em inovação com experiência em comunicação empresarial e novas tecnologias. Recebeu a sua formação internacional na Eslovénia, Itália e Áustria. Em 2001, a sua tese de doutoramento intitulada “Netlife” abriu caminho na investigação do design de colaboração numa realidade orientada para a IA e os grandes dados.
Com mais de 20 anos de experiência como empresária na Europa e no Médio Oriente, Urška é atualmente Diretora de Inovação na Arctur Ltd, onde lidera o departamento de Turismo 4.0. Nesta função, dedica-se a difundir as tecnologias da Indústria 4.0 no sector do turismo para criar um futuro melhor para todos. Orgulha-se de fazer parte de vários projectos emblemáticos que co-criam o Caminho de Transição Europeu, incluindo espaços de dados para o turismo e o património cultural, e Destinos Turísticos Inteligentes. É uma grande apaixonada pela inovação digital do património.
Vivendo entre a Eslovénia e Viena, na Áustria, lidera o NASA Space Apps Challenge e é professora universitária sobre temas relacionados com a inteligência.
Traduzido com a versão gratuita do tradutor - DeepL.com
Arnar Már Ólafsson
Diretor Geral Turismo da Islândia
Arnar Már Ólafsson
Arnar Már Ólafsson é o Diretor Geral do Conselho de Turismo da Islândia, cargo que ocupa desde março de 2023. Ele tem uma vasta experiência em liderança no turismo, tendo trabalhado em diversas funções, como director de marketing, bem como cargos de gestão na Icelandic Mountain guides e Rovers na Islândia. Além disso, Arnar tem anos de experiência como guia. Arnar é formado em marketing internacional e turismo pela Université de Savoie. Ele também contribuiu para a academia, ensinando e dirigindo estudos de turismo na Universidade da Islândia e na Universidade de Akureyri, trabalhando ainda como diretor do Centro de Pesquisa do Turismo da Islândia.
Viktor Waal
CEO spotAR
Viktor Waal
Viktor Waal é o CEO da spotAR, uma empresa líder especializada em soluções de realidade aumentada para o turismo na Alemanha. Com mais de 8 anos de experiência nos setores de turismo e tecnologia, Viktor tem sido fundamental no desenvolvimento de estratégias inovadoras que promovem a sustentabilidade e melhoram as experiências dos viajantes.
Viktor participou no Madeira Tourism Startup Retreat e regressou à ilha na primavera de 2024 para desenvolver uma WebApp que serve de guia digital para a Madeira. Este WebApp está ligado a uma IA que fornece recomendações de viagem personalizadas e conta histórias através de um avatar AR. Ele é apaixonado por alavancar a tecnologia para criar conexões significativas entre turistas e destinos, particularmente em ambientes insulares.
PAINEL IV
01 NOV
Desafios & Oportunidades em Destinos Insulares
Arnar Már Ólafsson
Diretor Geral Turismo da Islândia
Arnar Már Ólafsson
Arnar Már Ólafsson é o Diretor Geral do Conselho de Turismo da Islândia, cargo que ocupa desde março de 2023. Ele tem uma vasta experiência em liderança no turismo, tendo trabalhado em diversas funções, como director de marketing, bem como cargos de gestão na Icelandic Mountain guides e Rovers na Islândia. Além disso, Arnar tem anos de experiência como guia. Arnar é formado em marketing internacional e turismo pela Université de Savoie. Ele também contribuiu para a academia, ensinando e dirigindo estudos de turismo na Universidade da Islândia e na Universidade de Akureyri, trabalhando ainda como diretor do Centro de Pesquisa do Turismo da Islândia.
Rosa Costa
Diretora Regional Turismo dos Açores
Rosa Costa
Nascida a 04 de janeiro de 1979 em São José, Concelho de Ponta Delgada.
É licenciada em Direção e Gestão Hoteleira pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, e frequência na pós-graduação em Património Cultural Imaterial pela Lusófona (2023). Possui curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (2006 e 2009).
Foi Assistente de Direção nos Hotéis Marina Atlântico e Açores Atlântico, Grupo Bensaúde (2003–2008), Chief Expert nos campeonatos de profissões Euroskills, Portugal Skills e Azores Skills, na profissão de Receção Hoteleira (2009 - 2015), Formadora nas Escolas Profissionais EPROSEC, Escola de Formação Turística dos Açores, Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, Escola Profissional de Ribeira Grande, Escola Profissional de Vila Franca do Campo, Competir Açores (2009 - 2016), Diretora Técnica e Comercial na Futurismo Azores Adventures - Animação Turística e Agência de Viagens Recetivo (2009 - 2018), Assessora para o Turismo na Câmara Municipal de Ponta Delgada (2018 - 2019), Atividades de consultoria na área de Turismo (2018 a 2020), Diretora Executiva e Administradora das Pousadas de Juventude dos Açores (2020), Diretora Regional do Turismo da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas do XIII Governo dos Açores (2020-2024), Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Observatório de Turismo dos Açores (desde 2021), Vice-Presidente da AVEA- Associação para a Valorização Económica dos Açores (desde 2021), Secretária da Mesa da Assembleia Geral da Confederação de Turismo Português - CTP (de março de 2023 a agosto 2024), Presidente do Conselho de Administração da Associação Visit Azores (desde março de 2023 a agosto de 2024).
Desde 12 de abril de 2024 é Diretora Regional do Turismo da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas do XIV Governo dos Açores.
Cora Teixeira
Diretora de Serviços de Qualificação Turística na Direção Regional do Turismo da Madeira
Cora Teixeira
Nascida no Funchal, ilha da Madeira, a 23 de fevereiro de 1980.
É Licenciada em Artes Decorativas Portuguesas, pela Escola Superior de Artes Decorativas, da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva (2000-2005) e Mestre em Museologia, pela Universidade Lusíada de Lisboa (2009).
Iniciou o seu percurso profissional em 2005, na Direção Regional da Cultura, onde exerceu funções entre 2007 e 2020, na Direção de Serviços de Património Cultural.
Desde agosto de 2020, é Diretora de Serviços de Qualificação Turística, na Direção Regional do Turismo, da Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura e Coordenadora da Estrutura de Gestão da Sustentabilidade do Destino Madeira – DMO, desde janeiro de 2022, tendo à sua responsabilidade o Processo de Certificação da Região Autónoma da Madeira como Destino Turístico Sustentável.
Desde 2020, até à presente data, é ainda vogal da Direção da Associação de Promoção da Madeira.
PAINEL V
01 NOV
Ilhas Carbono Zero e Como Descarbonizar o Setor do Turismo
Duarte Conde
Chefe de Central Graciólica - Graciosa, Ilha Carbono Zero
Duarte Conde
Duarte Conde Silva é natural da ilha Graciosa, Açores. É licenciado em Engenharia de Energias pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e mestre em Engenharia Eletrotécnica, ramo de Sistemas Elétricos de Energia pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto. Exerce funções de chefe de central no sistema de Produção Híbrido de Energia da Graciólica desde 2018, tendo também colaborado noutras funções no mesmo projeto desde 2015.
Andreia Ramos
Diretora de Sustentabilidade e Ambiente da ANA Aeroportos de Portugal
Andreia Ramos
Andreia Ramos, licenciada em Engenharia do Ambiente em 2005 pelo Instituto Superior Técnico, é uma Pós-graduação em Sustentabilidade pela Nova SBE, com experiência no domínio da consultoria ambiental, tendo coordenado diversos Estudos de Impacte Ambiental nas áreas da rodovia, ferrovia, prolongamentos de linhas de metro, TGV, barragens e aeroportos. Para além das áreas de estudos ambientais, coordenou ainda diversos projetos ligados à monitorização e gestão de áreas mineiras.
Em 2020 juntou-se à ANA Aeroportos de Portugal como Diretora de Sustentabilidade e Ambiente, estando a coordenar e a implementar uma estratégia ambiental, com desafios ligados à Energia e Alterações Climáticas, Economia Circular e Gestão de Recursos Naturais. Tem, atualmente, a seu cargo a estratégia e relatório de sustentabilidade em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Philippe Moreau
Fundador da Greener Act
Philippe Moreau
Com uma larga experiência em gestão hoteleira na Europa e na Ásia, Philippe trabalhou para ACCOR, MERIDIEN e MINOR GROUP depois de se formar na escola de gestão hoteleira na Suíça em 1990. Durante esse período, ocupou cargos de gestão de equipes de pré-abertura em hotéis na Tailândia, Birmânia, França, Portugal, Brasil e Angola.
Mais recentemente especializou-se em desenvolvimento sustentável e foi responsável pelo desenvolvimento do turismo em São Tomé e Príncipe, África Ocidental de www.hbdprincipe.com durante 10 anos até fundar em 2017 a www.pmhospitality.com e a www.greeneract.com com o objetivo de ter uma abordagem mais consciente e responsável ao desenvolvimento sustentável. Philippe é também Presidente e CEO da https://www.palheironatureestate.com , uma centenária empresa familiar de turismo localizada na Ilha da Madeira, em Portugal.
Ele acredita que podemos aproveitar positivamente o poder da indústria do turismo e melhorar a subsistência das comunidades locais, protegendo ao mesmo tempo o ambiente natural, viajando e agindo de uma forma mais sustentável.
Preâmbulo ao Painel
01 NOV
Apresentação do Estudo sobre o Impacto Macroeconómico do Turismo na Região Autónoma dos Açores
Rui Faustino
Senior Manager na EY-Parthenon
Rui Faustino
Economista, Rui Faustino é Senior Manager na EY-Parthenon, trabalhando na área de avaliação de políticas públicas e análise de impactos.
Ao longo da sua carreira, o Rui trabalhou em temáticas como o turismo, banca, seguros, pensões, consumo, ecossistemas de inovação e energia. Durante o período em que integrou as Contas Nacionais do Instituto Nacional de Estatística, trabalhou de forma contínua com dados administrativos e financeiros (micro) e diferentes indicadores económico-financeiros (macro), conferindo-lhe grande capacidade no tratamento e análise de grandes volumes de informação, bem como o domínio de diferentes softwares de análise estatística. Como consultor da equipa de Governo e Políticas Públicas da EY-Parthenon, tem coordenado em diversos projetos no âmbito da análise e previsão macroeconómica, avaliação de impacto económico e avaliação de políticas públicas.
Ana Caetano
Senior Manager na EY-Parthenon
Ana Caetano
Economista, Ana Caetano assume as funções de Senior Manager na EY-Parthenon, especializada na conceção, avaliação e acompanhamento de programas e políticas públicas, acumulando experiência num leque variado de setores e políticas durante mais de 10 anos: política de coesão da União Europeia, desenvolvimento regional e local, habitação e reabilitação urbana, cultura, emprego e formação profissional.
PAINEL VI
01 NOV
Impacto Do Turismo Nas Comunidades Locais
Ingrid Reis
CEO Espiral
Ingrid Reis
CEO da Espiral Soluções Socioulturais empresa que atua com projetos de Impactos Sociais, Economia Criativa e Sustentabilidade.
É assistente social, especialista em Sociologia e Saúde pela Universidade de Medicina do Porto - Portugal.
Foi consultora: UNOPS ́S; ONU- HABITAT; UNESCO; FUNDOGLOBAL; Secretarias do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Instituto Pereira Passos.
Carlota Silva
Aldeia da Cuada
Carlota Silva
Carlota Silva, licenciada em Ciências da Nutrição, mudou para a grande área do turismo em 2010 e foi em 2017 que se tornou sócio-gerente da empresa SC TURISMO LDA na área de turismo, restauração e construção, que conta no seu portfólio com a gestão do empreendimento da "Aldeia da Cuada", a maior unidade de turismo rural dos Açores, liderando uma equipa de mais de 30 pessoas. A Aldeia da Cuada foi vencedora nos últimos 6 anos consecutivos do certificado de excelência do TripAdvisor, foi considerado o 4º hotel mais sustentável de Portugal pela associação zero, faz parte do Top50 dos hotéis mais românticos do mundo pela Travel and Leisure, foi considerado o hotel mais sustentável de Portugal pela Ahresp, recebeu prémios nacionais de turismo pelo Expresso/BPI, e neste último ano, foi vencedor dos prémios LTG na categoria Retiro Rural e do prémio World Luxury Travel Awards. Acreditando na força do turismo, em 2021 a empresa abriu mais um empreendimento, localizado na Fajã Grande “Villas do Mar”. No futuro, o objetivo será continuar a explorar as diferentes áreas do turismo na região, as quais já está a ingressar.
Maria João Cruz
Gestora de Projeto no programa Blue Azores
Maria João Cruz
Maria João Cruz, gestora de projeto no programa Blue Azores na área da conservação e pescas. È licenciada em Biologia e doutorada em Ciências do Mar pela Universidade dos Açores, onde trabalhou como investigadora na área da ecologia marinha.
Filipa Grelo
Investigadora Projeto Fenais a Fenais - Museu Carlos Machado
Filipa Grelo
Filipa Grelo, 15 anos de experiência profissional na área do empreendedorismo inclusivo e social na Região Açores, desempenhando diversas funções, tais como: consultoria a empreendedores e a entidades do terceiro sector, identificação e elaboração de candidaturas a programas de apoio ao financiamento, ministração de formação e investigação.
Mestre de Cerimónia e Moderadores
Lénia Mestrinho
Diretora Executiva da Nova SBE Data Science Knowledge Center
Moderadora Painel II
Lénia Mestrinho
Lénia Mestrinho é Diretora Executiva do Nova SBE Data Science Knowledge Center e do Digital Data Design Institute na Nova SBE e NOVA Medical School. Na Nova SBE, leciona no Mestrado em Business Analytics, é Adviser em Consulting Labs (Mestrado) e Business Projects (CEMS-MIM) e ainda coordenadora de vários programas de Formação de Executivos. Além disso, Lénia é membro da direção da RESHAPE Portugal, uma organização sem fins lucrativos que promove a reintegração bem-sucedida de ex-reclusos na sociedade.
A sua experiência abrange diversos projetos nas áreas de Dados e Tecnologia, desde a idealização, desenvolvimento, gestão de equipas e projetos, até à implementação e medição de impacto, especialmente nos setores da saúde, emprego, educação, turismo, oceanos, telecomunicações, mobilidade, entre outros.
Em 2019, Lénia foi Coordenadora Global da Data Science for Social Good Foundation, onde contribuiu para o desenvolvimento da estratégia da Fundação e apoiou a organização das Summer Fellowships de 2019, em parceria com a Imperial Business School, a University of Warwick e o The Alan Turing Institute, no Reino Unido. Em 2018, colaborou na iniciativa Data Science for Social Good Europe 2018, acolhida pela Nova SBE e pela University of Chicago.
Anteriormente, lançou o movimento B Corp em Portugal e nos países de língua portuguesa em África, enquanto estava no IES - Social Business School; avaliou investimentos em negócios sociais, no Yunus Social Business (Albânia); assessorou o Ministro da Economia na gestão do Programa de Ajustamento entre o Governo Português e a Troika, enquanto estava no Ministério da Economia e do Emprego de Portugal; e foi Consultora Sénior de Estratégia e Operações, na Deloitte Portugal.
A sua experiência inclui projetos e clientes nos setores público, privado e sem fins lucrativos, em diversos países, como Espanha, Bélgica, Reino Unido, Albânia, Croácia, Itália, México, EUA, Chile, Angola, Moçambique, Israel e Bangladesh. É Mestre (M.Sc.) em Gestão pela Católica Lisbon SBE e licenciada (B.Sc.) em Economia pela Nova SBE. Recentemente conclui uma Pós-Graduação em Direito Avançado da Proteção de Dados, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Diogo Caetano
President of the Amigos dos Açores Association
Moderador Painel IV
Diogo Caetano
Nascido em 1979, Diogo Caetano é Geólogo de profissão, licenciado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (2003), Pós-Graduado em Vulcanologia e Riscos Geológicos (2011) e Mestre em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental (2007) pela Universidade dos Açores.
É desde 2008, presidente da direção de Amigos dos Açores – Associação Ecológica, organização não governamental para o ambiente, de âmbito regional, sedeada na ilha de São Miguel - Açores, fundada em 1989.
Amigos dos Açores – Associação Ecológica tem por âmbito defender e valorizar o ambiente, bem como promover a conservação da natureza.
Vera Santos
Jornalista RTP Açores
Moderadora Painel VI
Vera Santos
Vera Santos, natural do Fundão, é licenciada em Jornalismo pela Faculdade de Letras de Coimbra e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade dos Açores.
Com especialização académica no jornalismo televisivo, na RTP Açores apresenta, desde 2015, o programa "Açores Hoje", e o "Palavra Pública", desde 2020.
Já trabalhou como jornalista na SIC Notícias e na RTP Açores, nas rádios RUC (Rádio Universidade de Coimbra) e RCB (Rádio Cova da Beira), como colaborada, e em imprensa, no semanário “Nova Guarda”. Desempenhou também funções como assessora de imprensa no Xº Governo Regional dos Açores. Em 2019 foi eleita 'Jornalista do Ano' pela Associação de Patinagem de São Miguel.
Com interesse em diferentes áreas, a literatura e a cultura assumem especial relevância. Na vertente artística, o teatro tem vindo a ganhar cada vez mais expressão.
Enquanto leitora ávida, a escrita acompanhou-a nas várias fases da vida. Publicou “Lua Que Sou”, em 2022, em prosa lírica, livro com o qual finalmente decidiu partilhar esta paixão literária. Em 2024 publicou novamente em poesia, "Incógnita Existência", obra com a qual venceu uma Menção Honrosa no Concurso Literário de Poesia.
Margarida Martins
Diretora Geral Marques Inovação & Ambiente
Moderadora Painel I
Margarida Martins
I - DADOS PESSOAIS
Nome: Margarida Ourique Fernandes Martins, 48 anos
Estado Civil: Casada, 2 filhos
Cédula Profissional da Ordem dos Contabilistas Certificados: 79443
II - SITUAÇÃO PROFISSIONAL ACTUAL
Desde Maio de 2021, assegura a Direcção Geral da empresa Marques Inovação & Ambiente para assegurar a elaboração e execução dos planos estratégicos e operacionais que permitam o desenvolvimento, crescimento e continuidade da empresa e a respetiva obtenção dos resultados definidos pela administração.
A Marques Inovação & Ambiente tem como missão pretender afirmar-se como uma unidade de referência nas áreas de Inovação, Investigação e Desenvolvimento da RAA, privilegiando os produtos endógenos e potenciando a Economia Circular e a Bioeconomia, visando complementarmente a comercialização externa. De entre várias áreas de negócio detidas por esta empresa, destaca-se, para o Azores Tourism Summit, a produção de óleos essenciais de plantas endógenas com a marca Essentia Azorica.
Pertence à Comissão Executiva do Grupo Marques, ao Comitê de Avaliação dos Requisitos Legais do Grupo Marques e ao grupo responsável pela área da Sustentabilidade do Grupo Marques.
III - EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
SET 2019 A FEV 2021 – Presidente do Conselho de Administração do Hospital Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, EPER (HDESPD, EPER)
DEZ 2013 A SET 2019 – Diretora Geral da Clinica Médica do Loreto (Clinica de São Sebastião) – Rua da Arquinha, nº 95 9500-032 Ponta Delgada
MAR 2012 A NOV 2013 - Diretora de Auditoria Interna Operacional e Assessora da Administração da Marques SGPS – R. Joaquim Marques, nº34 9600-049 Ribeira Grande.
FEV 2011 a FEV 2012 - Diretora Auditoria Interna Operacional e Assessora da Direção Geral - Marques Distribuição, SA – Rua de São Gonçalo nº 223 Apartado 91 – Ponta Delgada.
SET 2008 a JAN 2011 - Diretora de Compras e Logística - Marques Distribuição, SA – Rua de São Gonçalo nº 223 Apartado 91 – Ponta Delgada.
JAN 2000 a DEZ 2007 – Gestora de Marcas Próprias e Representadas – J.M. Montalverne & Filhos, Lda. – Caminho Pico do Funcho, Apartado 91 – Ponta Delgada.
JUL 1999 a DEZ 1999 – Assistente Administrativa e Financeira – Caetano & Montalverne S.A. – Rua de São Gonçalo nº 223 Apartado 91 – Ponta Delgada.
IV – HABILITAÇÕES LITERÁRIAS
Licenciatura em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (1994-1999)
Pós-graduação em Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde (2015)
V – FORMAÇÃO COMPLEMENTAR RELEVANTE
Janeiro 2024 – Participação em sessão de trabalho no âmbito da RIS3 Açores 2022-2027: Interreg Europe Policy Learning Platform Peer Review Sessions – Apresentação dos desafios e necessidades sentidos na empresa sobre a transferência e utilização efectiva do conhecimento cientifico produzido nos Açores
Dezembro 2023 – Formação “ESG Academy” promovida pela Nova SBE
Março 2023 – Participação na 1ª Conferência Internacional de Economia Circular no Setor da Construção_encerramento do projeto Rebuild 17
Maio/Junho 2021 – Participação na ação de formação sobre funcionamento e potencialidades do Portal da Inovação (Introdução; Oferta e Procura) promovida pela Agência Nacional da Inovação
Julho 2020 – Participação na ação de formação “Procedimentos Pré-Contratuais no Código dos contratos Publicos – VBPLD&A
Dez 2019 – Participação no 6º WorkShop de Boas Práticas em Saúde promovido pela Saudaçor
Abr 2013 – Formação Pedagógica Inicial de Formadores – Norma Açores, S.A.
Ago 2010 – Formação em Excell Avançado – Norma Açores S.A.
Mai 2008 – Formação em Gestão do Tempo – Engª. Patrícia Carvalho.
Abr 2008 – Formação em Técnicas de Negociação – Global Estratégias.
Mar 2008 – Demand, Planning & Forecasting para responsáveis de logística – IIR Portugal.
Mai 2006 – Formação em Liderança – Consultora Neves de Almeida.
Abr 2000 – Formação em Técnicas de Negociação Comercial – Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada.
Sérgio Ribeiro
CEO & co-fundador da Planetiers
Moderador Painel III
Sérgio Ribeiro
CEO & co-fundador da Planetiers. Terminou o Mestrado em Engenharia Biológica em 2014 no IST. Depois de trabalhar em estágios de I&D e na área dos biocombustíveis em duas das maiores empresas portuguesas, percebeu que queria criar os seus próprios projetos e tornar-se um dos principais agentes de transformação sustentável . Em 2017, já como CEO e co-fundador de um projecto de jogos educativos para escolas, criou a Planetiers - um mercado online exclusivo para produtos e soluções sustentáveis. Desde então, estabeleceu como seu objetivo de vida continuar a promover a transformação sustentável global, desenvolvendo novas plataformas e palestrando em escolas, conferências e todo tipo de eventos internacionais. Desde 2020, a sua empresa Planetiers tem sido uma das co-organizadoras do evento mundial Planetiers World Gathering e um dos líderes em programas de transformação de organizações. Em 2020 ganhou o prémio “Best Public Leader” na categoria Youth Leadership. Em 2022 foi premiado como “Personalidade do Ano” nos Prémios Mercúrio.
Sérgio Ribeiro é um empreendedor português e uma figura destacada na promoção da sustentabilidade. Formado em Engenharia Biológica pelo Instituto Superior Técnico (IST) em 2014, Sérgio iniciou sua carreira em estágios de I&D e na área dos biocombustíveis em grandes empresas portuguesas. No entanto, sua paixão por criar projetos próprios e promover a sustentabilidade o levou a fundar a Planetiers em 2017.
A Planetiers é um ecossistema que promove a colaboração entre stakeholders com o objectivo de acelerar a inovação e a implementação de soluções no território e em diferentes mercados internacionais. Desde sua fundação, tem se destacado por organizar o evento internacional Planetiers World Gathering, que reúne inovadores e líderes no campo da sustentabilidade. O objetivo de Sérgio é claro: continuar a promover a transformação sustentável global, desenvolvendo novas plataformas e participando de palestras e eventos internacionais.
Sérgio também é conhecido por sua visão sobre a importância de parcerias entre cidadãos, empresas e governos para alcançar uma transformação verde e eficaz. Ele acredita que a sustentabilidade deve ser integrada nas práticas diárias das pessoas e que as empresas e os governos devem trabalhar em conjunto para criar políticas e produtos que atendam a essas necessidades.
Reconhecido por sua liderança, Sérgio recebeu o prêmio “Best Public Leader” na categoria Youth Leadership em 2020 e foi reconhecido com o prémio de “Personalidade do Ano” nos Prémios Mercúrio em 2022. Seu trabalho é uma inspiração para muitos empreendedores que buscam fazer a diferença no mundo através da sustentabilidade
Carolina Mendonça
Coordenadora da Açores DMO
Moderadora Painel V
Carolina Mendonça
Com mais de 8 anos de experiência na área do desenvolvimento sustentável, Carolina é formada em gestão de empresas e turismo sustentável, e é uma profissional altamente orientada para alcançar objetivos. Já trabalhou como consultora de Sustentabilidade, impulsionando mudanças positivas em mais de 200 entidades locais.
Como cidadã dos Açores, Carolina dedicou-se desde cedo ao trabalho de proteção do ambiente local e ao contributo para o bem-estar da comunidade local. As suas competências e paixão pelo desenvolvimento sustentável nos Açores, resultaram no convite pelo Governo Regional dos Açores para se tornar Coordenadora da Açores DMO, sendo hoje responsável pelo processo de certificação dos Açores como destino sustentável.
Os Açores são hoje um destino líder no turismo sustentável, sendo o primeiro arquipélago do mundo a ser certificado como destino sustentável segundo os critérios do GSTC.