PEMTA
Planeamento
Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores

A história, a identidade e a estratégia dos Açores como destino turístico têm por referência a sustentabilidade. O nosso futuro passa pelo seu reforço, detentor de prestígio internacional, e em constante confirmação.
Somos, hoje, uma referência internacional, um caso de sucesso e de estudo no País, na União Europeia e no mundo no que concerne a sustentabilidade.
Temos por opção continuar a aspirar a patamares ainda mais altos, na senda do poeta, “te(mos) em (nós) todos os sonhos do mundo”. E, para sonhar mais alto, temos sempre de conciliar as atividades turísticas com a conservação do meio ambiente, com a proteção dos nossos recursos naturais e culturais e com o desenvolvimento social e económico das nossas ilhas.
Minimizar os impactos negativos e maximizar os benefícios positivos do turismo, tanto no curto como no longo prazo, é a nossa obrigação.
A beleza e a fragilidade coexistem nas nossas ilhas. Elas são a marca da nossa riqueza, mas, ao mesmo tempo, da nossa vulnerabilidade ambiental. Mais, o desenvolvimento da atividade turística tem de ser motivo fundacional de desenvolvimento harmónico de cada uma delas.
Entregue à capacidade empreendedora dos açorianos e dos investidores externos, o desenvolvimento do turismo sustentável tem, no Governo dos Açores, um aliado e, ao mesmo tempo, um atento fiscalizador, de modo a que, na nossa atenção às políticas públicas, onde tenhamos turismo a mais, o controlemos, e onde tenhamos turismo a menos, o incentivemos.
Assim, nós impomos a estratégica coesão territorial.
A participação ativa das comunidades locais, dos empresários e das autarquias no planeamento, na tomada de decisões e na gestão do turismo é essencial para garantir a sustentabilidade do turismo nos Açores.
O desenvolvimento económico só o é se não se sobrepuser à sustentabilidade ambiental e social do turismo nos Açores.