Inserida em Área Protegida, esta pequena rota circular na Serra Devassa permite caminhar ao longo de cones vulcânicos e pequenas lagoas.
Este percurso desenrola-se a uma altitude compreendida entre os 750 e os 900 metros, sendo aconselhável percorre-lo em dias de boa visibilidade.
Inicie o trajeto no parque de estacionamento contrário ao Parque Florestal da Mata do Canário. Suba a encosta contornando uma zona pantanosa e seguindo à direita na bifurcação. Ao longo da subida é possível ver ao longe a lagoa do Pau Pique e as ruínas do aqueduto do Muro das Nove Janelas (local com ligação para o centro da freguesia, através do PR 04 SMI Mata do Canário/Sete Cidades) que antigamente abastecia Ponta Delgada.
Continue até ao ponto mais alto, o pico das Éguas com 873 metros, de onde é possível ver a Lagoa da Égua, à esquerda, e a Lagoa Rasa, em frente.
Daqui o percurso desce até à margem da lagoa, situada numa depressão entre vários cones vulcânicos, passando por uma gruta e a casa das águas.
Contorne a lagoa pela direita e siga pelo desvio, à direita, atravessando uma mata de criptomérias (Cryptomeria japonica) até chegar às Lagoas Empadadas. Ao longo do percurso é possível ver e ouvir alguma avifauna como o Melro-negro (Turdus merula azorensis), o Tentilhão (Fringilla coelebs moreletti) ou o Milhafre (Buteo buteo rothschildi).
Após o desvio retorne ao caminho principal, seguindo sempre à direita, contornando o Pico das Éguas, até ao ponto inicial.
TrilhoPRC05 SMI
CategoriaCircular
Distância4.9 Km
Duração Média02h00
DificuldadeMédio
Percurso
GPX |
Google Earth
Coordenadas do ponto de partida
37.834711, -25.758553
(OSM)
(Google Maps)
Mapa Interativo