Esta rota circular na freguesia da Lomba da Fazenda, Nordeste, tem início no jardim, junto à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, passando por vários pontos de interesse do concelho.
Siga pela estrada virando à esquerda em direção ao Parque de Campismo. No final da descida atravesse a ribeira do Guilherme e contemple as azenhas antigas, bem como o fontanário de 1982. Continue o percurso, agora em fase ascendente rodeado de Criptomérias (Cryptomeria japonica), Incensos (Pittosporum undulatum) e Acácias (Acacia melanoxylon). No fim da subida é possível fazer um desvio à direita para visitar a Vila do Nordeste, senão, desça para a zona balnear da Boca da Ribeira.
Suba a arriba por um caminho de terra, passando por campos de cultivo e pastagens até à orla costeira. Siga a sinalética atravessando uma ribeira e chegará ao Parque de Endémicas do Pelado, cujo nome deriva do terreno árido e à presença de vegetação endémica de baixo porte, devidamente identificada ao longo do parque.
Continue o percurso junto à costa, passando por um desvio para o porto usado antigamente para descarregar mantimentos. O percurso segue até à estrada de alcatrão de acesso à Lomba da Fazenda. Antes do final do percurso, há um desvio à direita para o Parque da Morgada, local de merendas e repouso, onde poderá ver antigas pias para lavar roupa. Explore este local e retorne até ao centro da freguesia, até ao ponto inicial, terminando a caminhada.
TrilhoPRC31 SMI
CategoriaCircular
Distância6 Km
Duração Média02h30
DificuldadeMédio
Percurso
GPX |
Google Earth
Coordenadas do ponto de partida
37.844544, -25.160356
(OSM)
(Google Maps)
Mapa Interativo