Esta rota circular no Noroeste da ilha, lugar do João Bom (Pilar da Bretanha), inicia-se na estrada regional, numa zona de repouso. Desça ao longo da rua e siga a sinalética à esquerda, passando por um minimercado. Um pouco adiante tem uma Ermida do seu lado esquerdo e finalmente a Rua da Relvinha à direita, por onde deverá seguir.
Nesta fase do percurso, irá caminhar em direção à costa num caminho de terra que dá acesso a campos de cultivo e pastoreio. Siga as marcas até chegar a um portão, que deverá abrir e voltar a fechar, que dá acesso a um miradouro com vista para o Noroeste da ilha. Continue ao longo de uma mata, passando por um desvio para um novo miradouro com vista para a freguesia dos Mosteiros. Desça ao longo do caminho onde poderá ver algumas espécies de flora endémica como a Urze (Erica azorica), a Malfurada (Hypericum foliosum), a Erva-leiteira (Euphorbia azorica) e o Pau-branco (Picconia azorica). Classificada como Zona Importante para Aves, é também possível observar Milhafres (Buteo buteo rothschildi), Pombo-da-rocha (Columba livia), Tentilhões (Fringilla coelebs moreletti), entre outros.
O trilho continua até uma zona de captação de água, onde pode aproveitar para descansar. Daqui suba ao longo do caminho de terra em direção ao João Bom, aproveitando a posição elevada para apreciar a vista sobre as Freguesias da Bretanha e dos Mosteiros. Ao longo da subida irá contornar o pico de Mafra, à sua esquerda. Ao chegar ao cruzamento, irá encontrar uma fonte onde deverá seguir à esquerda para o ponto inicial do percurso, ao longo de um caminho de terra.
TrilhoPRC33 SMI
CategoriaCircular
Distância5.4 Km
Duração Média02h00
DificuldadeMédio
Percurso
GPX |
Google Earth
Coordenadas do ponto de partida
37.893344, -25.790669
(OSM)
(Google Maps)
Mapa Interativo