Esta pequena rota circular tem início junto ao Centro Etnográfico da Ribeirinha, que contempla um património cultural ligado aos usos, costumes e tradições da freguesia e desenvolve-se, maioritariamente, ao longo da Serra da Ribeirinha, que constitui a vertente sudoeste do vulcão dos Cinco Picos, que alberga a maior caldeira dos Açores a caldeira do vulcão dos Cinco Picos.
Ao longo do percurso pedestre, irá deparar-se com a curiosa dispersão habitacional da Ribeirinha, que se desenvolve perpendicularmente à linha de costa, ao longo da linha de água, um importante recurso com diversas estruturas associadas, nomeadamente as nascentes A Fonte e Poça do Adão.
A paisagem, predominantemente agrícola, apresenta vistas privilegiadas sobre a baía de Angra do Heroísmo e costa sul da ilha, bem como para 3 dos 4 principais complexos vulcânicos da ilha: Serra de Santa Bárbara, Guilherme Moniz e Cinco Picos. Além disso, este trilho é marcado por 7 diferentes grupos, identificados no mapa do percurso, que incluem unidades rochosas com arquiteturas paisagísticas específicas, realçando rochas com configurações peculiares, sempre acompanhadas de denominadas pias e marcas de corte, com origem misteriosa, que inspiram diferentes interpretações, desde fenómenos naturais a intervenção humana.
Relativamente a outros pontos de interesse, destaque para a presença de um antigo posto de vigia da II Guerra Mundial, os pormenores arquitetónicos do casario no centro da freguesia e vários miradouros dispersos ao longo do trilho.
Devido à passagem por propriedades privadas, deverá de ter em especial atenção à presença de o gado e/ou outros animais domésticos, bem como manter as cancelas e portões fechados durante o percurso.
TrilhoPRC11 TER
CategoriaCircular
Distância6.6 Km
Duração Média2h30
DificuldadeMédio
Percurso
GPX |
Google Earth
Coordenadas do ponto de partida
38.663251,-27.177845
(OSM)
(Google Maps)
Mapa Interativo