Percorrendo todo o processo de fabrico do Queijo de São Jorge, desde a recolha do leite, à respetiva seleção, e, por fim, à transformação para produção de um laticínio diferenciado e de grande tradição, chega agora ao público a Rota do Queijo de São Jorge.
Assentando na recolha dos valores culturais, tradicionais e produtivos da Ilha de São Jorge esta Rota apresenta diversos intervenientes na cadeia de produção deste que é o produto gastronómico mais icónico da ilha Dragão.
Num trabalho desenvolvido no âmbito do Orçamento Participativo da Região, a Rota do Queijo descreve diversos locais de visita relacionados com este produto ex-libris da ilha, todos eles organizados por itinerários que o visitante pode escolher fazer, tendo opções de half-day ou full-day, com ou sem recurso a guia turístico.
A Rota do Queijo de São Jorge irá permitir a quem a experienciar uma agradável viagem desde a sua história, processo de fabrico, até à sua venda e degustação, elevando sempre a dedicação e empenho da população em torno deste produto tão importante para a economia da ilha de São Jorge.
Este foi um projeto elaborado pelo Posto de Informação Turística de São Jorge, sob a coordenação da Direção Regional do Turismo, com a chancela Rotas Açores – Itinerários Culturais e Paisagísticos – que vem, assim, juntar-se às já existentes Rota da Baleação, Rota dos Vulcões e Rota das Vinhas.
Os interessados poderão ficar a saber mais sobre estes produtos através do link – Rotas Açores – Itinerários Culturais e Paisagísticos dos Açores (azores.gov.pt), sendo que no que à Rota do Queijo diz respeito deverão aceder a Rota do Queijo (rotadoqueijosaojorge.com).
© DRTu