Rede de Cycling
Recursos Turísticos
Cycl’in Azores
CYCL’IN AZORES
De forma a acompanhar a tendência de incremento na utilização da bicicleta no âmbito do ciclismo de recreio e turismo ativo, é essencial a promoção de infraestruturas de apoio a esta prática, garantindo condições universais de segurança, conforto e experiência adequadas às diferentes características físicas e técnicas de cada ciclista. Neste sentido, desde 2012, a Federação Portuguesa de Ciclismo tem vindo a desenvolver o projeto Centros Cyclin’ Portugal, anteriormente denominados Centros de BTT, um conceito que adaptou ao contexto nacional o conceito já desenvolvido pelos franceses nos anos 90 do século passado.
Assim, de forma a acompanhar o crescimento deste conceito e o desenvolvimento do setor do cicloturismo que se verifica a nível mundial, os Açores associam-se a este projeto, adotando um sistema idêntico ao existente a nível nacional, com a devida adaptação à singularidade geográfica e morfológica das 9 ilhas. Deste modo, os Centros de ciclismo têm a denominação de Cycl’in Azores, sendo constituídos por uma infraestrutura contruída para a prática de uma ou mais vertentes do ciclismo, equipada com instalações permanentes de apoio aos praticantes e uma rede de percursos criada de forma integrada.
Em cada Centro Cycl’in Azores existe um painel informativo, instalado junto à zona central de apoio à rede, onde consta informação como a rede de percursos, com as respetivas categorias, extensões, graus de dificuldade, contactos de apoio, parceiros, entre outra informação pertinente.
Cada Centro Cycl’in Azores apresenta uma rede de percursos com uma extensão mínima de 100 km e, pelo menos, um percurso de cada um dos quatro níveis de dificuldade existentes:
- Verde – fácil;
- Azul – moderado;
- Vermelho – difícil;
- Preto – muito difícil.
Todos os percursos da rede Cycl’in Azores têm sinalética homologada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, que segue as normas e características dos percursos pertencentes à rede Cyclin’ Portugal, como elementos gráficos permitidos na sinalética, formato e formas, suportes de fixação e boas práticas de colocação.
PORQUÊ OS AÇORES
O arquipélago dos Açores apresenta excelentes condições para a prática das diversas disciplinas de ciclismo, onde a natureza singular e intocada é complementada com serviços de qualidade, grande riqueza humana e patrimonial, que justificam que este tenha sido o primeiro arquipélago do mundo distinguido como “Destino turístico sustentável”. Se procura um destino maioritariamente de natureza, onde pode combinar as vertentes de lazer e aventura, a rede de percursos Cycl’in Azores apresenta um atrativo inesquecível, pela diversidade de paisagens, desde as montanhas mais altas às praias e fajãs das ilhas, pelos estradões e caminhos que circundam as lagoas e cones vulcânicos ou cruzam as serras ricas em fauna e flora endémica e pelas estradas, frequentemente ladeadas de exuberantes hortênsias de diversas cores e matas de criptoméria, que permitem a ligação a distintos locais de relevo paisagístico e cultural. Tudo isto com a possibilidade de terminar o seu dia de passeio numa zona de banhos de água quente, em mar ou em piscinas naturais.
CENTRO CYCL’IN AZORES – SANTA MARIA
O centro Cycl’in Azores – Santa Maria tem o seu edifício de apoio oficial na Reserva Florestal de Recreio de Valverde. Este parque florestal, localizado na Vila do Porto, apresenta uma mata composta essencialmente por cupressos (Cupressus sempervirens) e eucaliptos (Eucaliptus globulus) e compreende um parque infantil, uma zona de merendas e um miradouro. Também existe uma fauna variada, que inclui, além dos gamos, aves ornamentais como patos, gansos, galinhas exóticas, faisões, perus e pavões.
Assim, além do espaço aprazível, a localização deste centro tem uma acessibilidade fácil e segura, proximidade a diferentes serviços, como restauração, cafetaria e mercados e facilita a saída e chegada de percursos, em especial os de baixo nível de dificuldade, para pessoas com pouca ou nenhuma experiência.
Em termos de equipamentos associados ao projeto Cycl’in Azores, além da zona de lavagem/reparação de bicicletas localizada junto ao edifício principal, existem outras 5 estações de manutenção de bicicleta em diferentes pontos da ilha, concretamente em:
- Vila do Porto, em frente à PSP
- Almagreira, junto ao Polidesportivo
- São Pedro, junto à Casa do Povo
- Santa Bárbara, junto à Junta de Freguesia
- Santa Bárbara, junto à igreja
Percursos
O Centro Cycl’in Azores – Santa Maria apresenta uma rede de 15 percursos, com quatro diferentes níveis de dificuldade, que totaliza uma extensão de 688 km. Estes percursos, devidamente sinalizados, estão distribuídos da seguinte forma, por disciplina:
- Cross-Country (XC): 6 percursos | Extensão total de 214 km
- Gravel: 4 percursos | Extensão total de 198,2 km
- Ciclismo de estrada: 4 percursos | Extensão total de 197,3 km
- 1 Grande Travessia | Extensão de 78,9 km
REGRAS DE CONDUTA
- Utilize sempre o capacete
- Circule apenas em trilhos sinalizados
- Não deixe vestígios da sua passagem
- Tenha controlo sobre a sua bicicleta
- Ceda sempre a prioridade
- Abrandar à proximidade de pedestrianistas
- Nunca assuste os animais
- Planeie antecipadamente o seu passeio
- Tenha atenção à possibilidade de cruzamento com veículos motorizados nos caminhos públicos sinalizados
- Controle a velocidade nas passagens sem visibilidade
- Respeite a sinalização específica de condicionamento de utilização dos trilhos por razões ambientais ou de manutenção
- Leia com atenção as informações do percurso e verifique se se adequa à sua condição física
- Verifique a previsão meteorológica para melhor avaliar as condições do percurso
- Em caso de circular sozinho, informe alguém do local para onde se dirige e a que hora pensa regressar
- É aconselhável o uso de GPS
Rede de Cycling
Lista de percursos por ilha: (Disponível brevemente)