Tratado internacional com vínculo legal adotato em 2015 por 196 partes na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
Estabelece o compromisso dos signatários em mobilizar financiamento para mitigar as alterações climáticas. É particularmente conhecido por definir o limite de 2ºC (preferencialmente 1,5ºC) de aumento da temperatura média global em comparação com os níveis anteriores à revolução industrial.
Agenda alargada e ambiciosa que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável (sócio, económico, ambiental) e que promove a paz, a justiça e instituições eficazes.
Em conjunto com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são a visão comum para a Humanidade. (ONU)
Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (do Inglês Business Council for Sustainable Development) é uma associação sem fins lucrativos que agrega mais de 150 empresas de referência em Portugal, ativamente comprometidas com a transição para a sustentabilidade (BCSD)
Abreviatura internacional para Veículos Elétricos a Bateria (do Inglês Battery Electric Vehicle) embora a abreviatura EV seja mais comum.
Produtos que precisam de microorganismos, como fungos ou bactérias, para se decompor. Compostável e biodegradável não significam a mesma coisa.
Termo-chapéu derivado de “diversidade biológica” usado para fazer referência a todas as diferentes formas de vida na Terra.
Inclui todas as espécies e organismos vivos como animais, plantas, fungos e microorganismos, essenciais à vida humana.
É usado como um suplemento de combustível alternativo. É feito de produtos agrícolas como cana-de-açúcar e milho.
Ao contrário da cadeia de abastecimento, a cadeia de valor engloba todo o ciclo de vida de um produto/serviço.
Isso inclui aspetos que vão desde os processos de extração de matéria prima aos consumos de recursos na fase de produção, até à reciclagem em fim de vida.
O processo onde o carbono que está na atmosfera da Terra é capturado e colocado em instalações de armazenamento para reduzir o dióxido de carbono na atmosfera.
Uma compra feita por uma empresa ou indivíduo para compensar sua produção de carbono. Isso geralmente é feito patrocinando um projeto como o plantio de uma árvore.
Materiais totalmente naturais, como alimentos, algodão, cabelo, etc., que se decompõem em um ambiente externo. O composto, o material que sobra depois que tudo se decompõe, é então usado como fertilizante para as plantas.
A compra intencional de produtos e serviços produzidos de forma responsável.
O que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades, garantindo o equilíbrio entre o crescimento económico, o cuidado com o ambiente e o bem-estar social. (Relatório Brundtland, 1987)
Desmatamento ou grande redução de árvores em uma floresta ou outra área arborizada. Isso pode ser causado por forças naturais ou pelo comportamento humano.
um gás incombustível, incolor e inodoro. Também conhecido como CO2. Está presente na atmosfera. Os seres humanos respiram oxigênio do ar e exalam dióxido de carbono. É usado em muitas indústrias, desde extintores de incêndio até bebidas carbonatadas.
Uma forma de reciclagem em que um produto é transformado em um produto de qualidade inferior. Os plásticos podem ser reciclados apenas algumas vezes em sua vida e a qualidade diminui a cada vez.
Um termo comumente usado para se referir a produtos e serviços que não causam danos ambientais.
Um sistema projetado para manter os itens fora do aterro. Os produtos são projetados de forma a reduzir o desperdício e aumentar a reutilização dos recursos usados ??na produção desses produtos.
O modelo comum de produção de bens na sociedade atual. Novos recursos são extraídos para fabricar mercadorias que são descartadas no final da vida útil do produto.
Um fenômeno de aquecimento atmosférico que se refere a gases que contribuíram ou estão contribuindo para o aquecimento da Terra ao prender os raios solares na atmosfera.
Conjunto de temas ambientais, sociais e de governança.
Plantas e animais que são nativos da região.
Gases que tendem a reter o calor que irradia da superfície da Terra, fazendo com que a atmosfera inferior fique mais quente. Os principais gases de efeito estufa que causam mudanças climáticas são o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (NO2).
Um termo usado quando uma empresa afirma falsamente que sua produção ou produtos são ecologicamente corretos de alguma forma. Mais greenwashing está aparecendo agora que a sustentabilidade e o ambientalismo são mais comuns.
Um movimento sobre possuir apenas itens que fornecem valor real e/ou prazer. Quanto menos coisas alguém tiver, menor será o impacto. Menos coisas também significa menos limpeza e organização.
Este termo é centrado em torno do impacto social da indústria da moda. Inclui uma ampla gama de questões, como condições de trabalho e salários dignos.
Um movimento focado nos processos e recursos usados ??para fazer roupas. A esperança é que as pessoas comprem menos coisas de melhor qualidade, para que durem mais.
Equilibrar as emissões de carbono com compensações de carbono. Em termos simples, compensando a mesma quantidade de carbono que está sendo lançada na atmosfera.
A quantidade de emissões de gases de efeito estufa liberadas na atmosfera da Terra pelas atividades de um indivíduo, grupo ou empresa.
A capacidade de uma empresa de rastrear sua cadeia de suprimentos do início ao fim
Recursos que se esgotarão e não poderão ser repostos durante a nossa vida. Os combustíveis fósseis são um recurso não renovável.
A obrigação que um indivíduo ou organização tem para com o bem-estar da sociedade
O plano que uma empresa faz para reduzir seu impacto no meio ambiente. Esse plano também pode traçar o compromisso da empresa com outras questões sociais e políticas.
Ser aberto e honesto sobre o verdadeiro custo e processo envolvido na fabricação de um produto. Isso geralmente envolve empresas compartilhando todo o ciclo de vida de um produto do início ao fim. Fornecimento, produção, embalagem e qualquer outra coisa envolvida na produção do produto. Isso permite que o cliente tome uma decisão de compra informada