Galardão Miosótis

 

Sobre o galardão

O Galardão Miosotis Azores é composto por critérios qualitativos e quantitativos, adaptados a cada uma das áreas em que se enquadram as empresas a reconhecer.

Os critérios, qualitativos e quantitativos, foram organizados e estruturados por temáticas, utilizando como referência os critérios do Conselho Global do Turismo Sustentável, doravante designado por GSTC, para o reconhecimento operadores turísticos, visando abranger também os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Quais são os benefícios para a minha empresa?

O reconhecimento Miosótis permite o desenvolvimento mais eficiente, eficaz e sustentável da sua empresa, um maior alinhamento com as tendências do mercado, uma redução dos impactos no ambiente e o reconhecimento de práticas e iniciativas de sustentabilidade em prol da comunidade e dos colaboradores. O compromisso com a sustentabilidade permite promover uma imagem responsável, credível e, ao mesmo tempo, inovadora, na medida em que são oferecidas experiências diferenciadoras que têm em conta, não só, as necessidades do cliente, mas também, as do espaço envolvente.

A implementação de práticas sustentáveis contribui, ainda, para uma gradual redução dos custos operacionais, desperdícios e erros de produtividade, aumentado a eficiência do serviço, a competitividade e a satisfação dos clientes e colaboradores.

Por último, este reconhecimento também promove na empresa a conformidade com a legislação em vigor, em particular ao nível ambiental e social.

Objetivos

a) Criar, com base nos critérios do GSTC, um galardão em sustentabilidade credível e rigoroso a atribuir aos operadores turísticos, de acordo com as caraterísticas regionais envolventes, promovendo um turismo sustentável;

b) Reconhecer e distinguir os operadores turísticos que implementam boas práticas de gestão sustentável, de acordo com as caraterísticas específicas regionais;

c) Implementar práticas sustentáveis e sensibilizar funcionários e clientes dos operadores turísticos para a sustentabilidade;

d) Contribuir para os compromissos da certificação dos Açores como destino turístico sustentável e, nessa medida, contribuir para que a região se mantenha na liderança do desenvolvimento sustentável.

O Selo Miosótis

A sustentabilidade é um processo de melhoria contínua. Este galardão traz inúmeras vantagens para a empresa na área ambiental, na melhoria da qualidade dos produtos e serviços, na simplificação dos fluxos de trabalho, na redução dos custos e dos desperdícios, no aumento da competitividade e da flexibilidade, na diminuição de erros e no aumento de produtividade. O processo compreende um conjunto de revisões periódicas de forma a aferir o nível de progresso das entidades no seu percurso de desenvolvimento sustentável. Após colecionarem 4 pétalas prateadas (1 pétala por ano), a entidade poderá progredir para o Miosótis de Ouro e assim sucessivamente.

BRONZE

PRATA

OURO

PLATINA

Quem pode aderir ao Miosótis?

Alargamos o âmbito de atuação do referido galardão a todas as empresas do setor do turismo, e acrescentamos um conjunto de requisitos adicionais que respondam aos critérios definidos pelo Conselho Global para o Turismo Sustentável para a reconhecimento de agentes económicos do turismo.

Podem ser candidatos ao Galardão Miosotis Azores, as seguintes entidades:

  1. Pousadas da juventude;
  2. Empreendimentos turísticos, nomeadamente estabelecimentos hoteleiros, aldeamentos turísticos, apartamentos turísticos, conjuntos turísticos, empreendimentos de turismo de habitação, empreendimentos de turismo no espaço rural e parques de campismo e de caravanismo;
  3. Alojamentos locais;
  1. Estabelecimentos de restauração ou bebidas;
  2. Empresas de animação turística (terrestres e marítimas);
  3. Empresas de Gestão do Destino (DMC´s);
  4. Agências de Viagens;
  5. Empresas de aluguer de veículos de passageiros sem condutor (rent-a-car).

No caso de empreendimentos turísticos e estabelecimentos de restauração e bebidas, o reconhecimento é feito em cada unidade, quando uma mesma empresa é proprietária de vários empreendimentos.

Nos restantes casos, a atribuição do galardão a estabelecimentos pertencentes à mesma empresa é decidida, pela entidade gestora do Miosótis, em função da sua localização e da sua dimensão.

Para mais informações, por favor consulte o manual do Galardão no separador recursos