A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas e a Visit Azores apresentaram hoje, em conferência de Imprensa, em Ponta Delgada, a Estratégia de Promoção Turística do Destino Açores para o Inverno IATA 2024/2025, com um investimento direto previsto de 2,5 milhões de euros.
Berta Cabral, a Secretária Regional da tutela, referiu aos jornalistas que o compromisso do Governo dos Açores “é assegurar que o turismo da Região se desenvolva de forma sustentável, equilibrada e em harmonia com as necessidades locais”.
“Trabalhamos para promover os Açores enquanto destino turístico com uma oferta turística de ano todo, minimizando a sazonalidade e maximizando os benefícios para a economia local”, afirmou.
A estratégia, coordenada pelo Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, em cooperação com a Visit Azores e em articulação com o Grupo SATA, aposta na promoção turística do Inverno IATA com campanhas com as companhias aéreas que operam na Região, abrangendo a ‘shoulder’ e a ‘low season’.
O objetivo é potenciar o alargamento progressivo das operações aéreas – das 13 companhias aéreas a operar nos Açores, cinco já terão voos internacionais dentro da época de Inverno IATA 2024/2025, designadamente a Edelweiss, a Lufthansa, a Smartwings, a Transavia e a Azores Airlines.
A Azores Airlines manterá as suas ligações internacionais a Nova Iorque, Boston, Montreal, Toronto, Barcelona e Paris, apresentando pela primeira vez na época de inverno as ligações a Milão, Faro e Nova Iorque, este último partindo da Terceira.
A aposta promocional do destino Açores passa também pela aplicação, pela primeira vez, do novo Regulamento de Incentivos da Visit Azores, que abrangerá Tour Operators (Operadores Turísticos) e Online Travel Agencies (Agências de Viagens Online) nos mercados emissores com rotas diretas durante o Inverno e com rotas indiretas com escala em Lisboa (Alemanha e Suíça).
Foram selecionados operadores internacionais junto de cada um dos mercados de interesse estratégico (EUA, França, Espanha, Itália e Alemanha), privilegiando uma nova abordagem individualizada e personalizada, de forma direta.
Para o mercado nacional, em articulação com a SATA, foram criadas duas campanhas, uma com a Abreu e o Pingo Doce, e outra com a Bestravel, que promoverá pacotes com preço idêntico para cada uma das nove ilhas da Região.
A estratégia contempla, ainda, a captação de eventos, que incluem:
- European Travel Agent Forum (Outubro | Terceira) – 150 pax. norte-americanos
- Congresso ACTA – Association of Canadian Travel Agencies and Travel Advisors (Novembro | São Miguel & Terceira) – 150 pax. canadianos
- Convenção AIRMET (Novembro | Terceira) – 400 pax. nacionais
- Convenção Bestravel (Janeiro | Faial & Pico) – 200 pax. nacionais
Serão ainda promovidos pela Direção Regional do Turismo os seguintes eventos:
- Azores Tourism Summit (Novembro | São Miguel) – 350 pax.
- Jornadas de Reflexão Turismo Acessível (todas as ilhas | vários meses) – 250 pax.
Um fator relevante em termos de produto turístico é a atenção especial no desenvolvimento e na promoção do turismo de natureza e das Rotas Açores, com particular incidência na época baixa, dada a particular apetência destes produtos para aquela época do ano. Neste contexto, há a destacar a Grande Rota do Nordeste (pedestrianismo) e a Rota das Explorações Marítimas, a Rota do Turismo Industrial e a Rota do Queijo, a inaugurar brevemente.
A promoção do destino Açores decorre em permanência ao longo do ano, nomeadamente com participações em feiras, ‘workshops’ e ‘webinars’, além de viagens educacionais (‘fam trips’, ‘press trips’ e ‘influencers’), entre outras iniciativas, bem como através da agenda digital Azores What’s On.
Como referiu Berta Cabral, “há trabalho a fazer, quer pelas entidades públicas quer pelas privadas, que passa pelo desenvolvimento e aprimoramento do produto, pelo planeamento, mas também pela promoção externa”.
“É por isso que agora apresentamos um plano promocional para o Inverno IATA 2024-2025, preparado pela Visit Azores, com várias ações estratégicas, incluindo grandes eventos e iniciativas promocionais para mercados selecionados”, vincou.
Entretanto, a governante reforçou o sério empenho do Governo dos Açores na mitigação da sazonalidade, adiantando: “elegemos esse como o grande desafio a superar para equilibrar a produção e produtividade do setor, para garantir estabilidade à atividade e previsibilidade aos rendimentos das empresas e dos profissionais do turismo nos Açores”.
“Temos um rumo muito bem traçado para o que queremos no turismo dos Açores, com prioridades identificadas e objetivos definidos, e toda a determinação para os cumprir”, concluiu.
O trabalho de promoção do turismo dos Açores será mantido em permanência, e, em momento oportuno, serão anunciadas novidades para o verão de 2025, incluindo novas ligações aéreas.
© Governo dos Açores | Fotos: JF