A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, reuniu-se esta terça-feira com o auditor da EarthCheck para discutir o progresso e os desafios da implementação de práticas sustentáveis no setor.
Durante a reunião, que surgiu no âmbito do processo de certificação EarthCheck, entidade líder mundial em ‘benchmarking’ e certificação para destinos sustentáveis, foi reforçado o compromisso do Governo Regional dos Açores em manter a sustentabilidade como pilar estratégico no desenvolvimento do destino Açores, alinhando-se com as metas globais de proteção ambiental e desenvolvimento sustentável.
Berta Cabral destacou a importância da certificação EarthCheck, que coloca os Açores num patamar de excelência turística, reconhecido mundialmente pela adoção de práticas que promovem a conservação dos recursos naturais, a redução das emissões de carbono e o respeito pelas comunidades locais.
“O turismo só é bom enquanto for bom para os residentes. Este é um caminho em progresso, que é feito todos os dias, de forma sustentada e consolidada. Este ano, o setor cresceu mais nos proveitos do que nas dormidas em todas as ilhas, o que reflete os esforços de todos em oferecer um turismo de grande qualidade nos Açores”, afirmou a governante.
A Secretária Regional fez ainda questão de sublinhar que o Governo dos Açores “está a trabalhar internamente num processo de reformulação da gestão territorial do turismo nos Açores, que incluirá a revisão integral do POTRAA, que a breve prazo será colocada a concurso público, para seleção de um consultor especializado”.
“Com o compromisso da sustentabilidade renovado, os Açores consolidam-se como um destino de referência para o turismo responsável, mantendo-se na vanguarda das boas práticas e contribuindo para a preservação do património natural e cultural que caracteriza a região”, diz também.
Entretanto, o auditor da EarthCheck elogiou os esforços já realizados pelo Governo dos Açores, destacando a importância de manter o foco na proteção do maior ativo turístico dos Açores – ambiente natural e património cultural.
A reunião realizada esta semana integra o processo de auditoria anual ao destino Açores, que caminha agora para a obtenção do primeiro Nível de Ouro da certificação EarthCheck, passando a ser o primeiro arquipélago no mundo com esta distinção.
O EarthCheck é o principal sistema de certificação e ‘benchmarking’ científico de sustentabilidade para a indústria do turismo. Utilizado em mais de 70 países, promove práticas responsáveis e o desenvolvimento de destinos turísticos que respeitam o meio ambiente e as comunidades locais.
© Governo dos Açores | Fotos: SRTMI