Esta pequena rota circular desenvolve-se pela freguesia de Água Retorta próximo da área protegida para a gestão de habitats ou espécies do Faial da Terra. Comece o percurso junto da igreja de Nossa Senhora da Penha de França, edificada entre 1871 e 1885, aproveitando a torre sineira, uma reminiscência de uma antiga ermida que aqui existia, datada do séc. XVII.
Siga pela estrada até entrar num caminho de terra de acesso a pastos e que atravessa uma pequena mata composta maioritariamente por incensos (Pittosporum undulatum). Ao longo deste trajeto, aproveite a elevação para apreciar a vista para o centro da freguesia, Pico Bartolomeu, Pico da Vara e em dias de boa visibilidade a ilha de Santa Maria. Prossiga até chegar a uma estrada de cimento de acesso ao lugar das Fagundas.
Desça a localidade até entrar novamente num caminho de terra que atravessa uma mata de incensos, faia-da-terra (Morella faya) e que contorna a encosta próxima do mar. Neste caminho existe um desvio, de ida e volta, para a base de uma cascata que aqui desagua. Prossiga a caminhada passando pela ribeira que forma a cascata, descrita anteriormente, até as árvores começarem a dar lugar a pastos e terras de cultivo. Neste local são muito comuns as tradicionais barreiras feitas com Buxo (Buxus sempervirens).
Siga as marcas até dar entrada na freguesia de Água Retorta, com cerca de 500 habitantes. Este local ainda preserva muitos costumes antigos e é possível desfrutar de belíssimas paisagens naturais. Ao passar no centro da freguesia, visite as ruínas de um antigo moinho de vento usado antigamente para a moagem de milho para a produção de pão.
A partir daqui o caminho segue pela estrada, passando por um fontanário, até atingir o ponto inicial, junto à igreja, local onde termina o percurso.
TrilhoPRC13 SMI
CategoriaCircular
Distância4.8 Km
Duração Média02h00
DificuldadeMédio
Percurso
GPX |
Google Earth
Coordenadas do ponto de partida
37.760522, -25.162942
(OSM)
(Google Maps)
Mapa Interativo