Esta rota circular no Noroeste da ilha, lugar do João Bom (Pilar da Bretanha), inicia-se na estrada regional, numa zona de repouso. Desça ao longo da rua e siga a sinalética à esquerda, passando por um minimercado. Um pouco adiante tem uma Ermida do seu lado esquerdo e finalmente a Rua da Relvinha à direita, por onde deverá seguir.
Nesta fase do percurso, irá caminhar em direção à costa num caminho de terra que dá acesso a campos de cultivo e pastoreio. Siga as marcas até chegar a um portão, que deverá abrir e voltar a fechar, que dá acesso a um miradouro com vista para o Noroeste da ilha. Continue ao longo de uma mata, passando por um desvio para um novo miradouro com vista para a freguesia dos Mosteiros. Desça ao longo do caminho onde poderá ver algumas espécies de flora endémica como a Urze (Erica azorica), a Malfurada (Hypericum foliosum), a Erva-leiteira (Euphorbia azorica) e o Pau-branco (Picconia azorica). Classificada como “Zona Importante para Aves”, é também possível observar Milhafres (Buteo buteo rothschildi), Pombo-da-rocha (Columba livia), Tentilhões (Fringilla coelebs moreletti), entre outros.
O trilho continua até uma zona de captação de água, onde pode aproveitar para descansar. Daqui suba ao longo do caminho de terra em direção ao João Bom, aproveitando a posição elevada para apreciar a vista sobre as Freguesias da Bretanha e dos Mosteiros. Ao longo da subida irá contornar o pico de Mafra, à sua esquerda. Ao chegar ao cruzamento, irá encontrar uma fonte onde deverá seguir à esquerda para o ponto inicial do percurso, ao longo de um caminho de terra.
Informações
Trilho PRC33SMI
Estado Aberto
Categoria Circular
Distância 5,4 Km
Duração Média 2h00
Dificuldade Médio
Percurso GPX
Coordenadas do ponto de partida 37.893344,-25.79067 (Mapa IOS)(Mapa Google)
Mapa Interativo