Esta rota circular ao longo das plantações de chá, tem início no parque de estacionamento da fábrica de chá Gorreana.
A funcionar desde 1883 é a mais antiga plantação de chá da Europa. A planta usada Camellia sinensis para a produção de chá verde e preto, foi introduzida na ilha em 1750, transportada pelas naus que retornavam do Oriente.
Cautelosamente atravesse a estrada à saída da fábrica na direção do portão de acesso às culturas de chá.
Siga à esquerda por um caminho de terra ascendente, paralelo à estrada, que serpenteia entre a plantação e, posteriormente, matas de Criptoméria (Cryptomeria japonica). Ao passar uma ponte em pedra a pastagem começa a tomar o lugar do chá e das matas. Irá encontrar alguns campos de cultivo, casas de apoio à atividade agrícola e as últimas plantações de chá. Neste ponto elevado do percurso, aproveite para apreciar a vista sobre a costa Norte da ilha.
Seguindo a sinalética, abandone o caminho principal, que sobe à esquerda, prosseguindo por um trilho de terra estreito a descer. Este caminho utilizado na altura das colheitas pelos operários da fábrica desce por entre as plantações até à fábrica do chá onde o percurso termina.
Já dentro da fábrica aproveite para descansar, saborear um chá e descobrir mais sobre a cultura do chá na ilha, através dos diferentes processos envolvidos na sua produção.
TrilhoPRC28 SMI
CategoriaCircular
Distância3.4 Km
Duração Média01h30
DificuldadeFácil
Percurso
GPX |
Google Earth
Coordenadas do ponto de partida
37.817867, -25.402486
(OSM)
(Google Maps)
Mapa Interativo