Percurso baseado na rota 24, mas com nível de dificuldade muito elevado, que se distingue em 3 zonas, cujos troços em subida ou em descida, transformam este trajeto numa aventura mais desafiante e adequada a ciclistas com boa capacidade técnica e muita resistência física.
A primeira diferença em relação à rota 24 surge a partir do quilómetro 17, após a visita ao Poço da Pedreira, onde o trajeto inicia uma subida com uma extensão aproximada de 2 km, com pendentes fortes e constantes durante 1600 m, entre os 15 e 30% de inclinação.
A segunda variante à rota 24 surge após a visita ao Parque Florestal das Fontinhas, onde se inicia uma descida com extensão aproximada de 4 km, repleta de adrenalina e sensações fortes. Esta é uma das mais belas sequências de trilhos marienses, muito técnicos e que requerem uma bicicleta com suspensão total, para maior diversão e segurança.
A terceira e última variante à rota 24 localiza-se na costa sul, nas imediações da Gruta do Figueiral. Este local singular constitui um single track técnico e divertido, entre muros de pedra típicos da ilha e vegetação de aspeto mediterrânico. Refira-se que esta gruta tem uma importância histórica, uma vez que era um local de extração de argila e calcário para fabrico de telhas e cal, utilizadas nas casas típicas marienses.