Percurso acessível, que apresenta uma subida mais exigente. De formato circular, circunda o maciço central do Pico Alto e pode ser considerado como uma volta à ilha reduzida e com baixo grau de dificuldade. Ao longo desta rota é possível constatar a diferença morfológica das duas metades da ilha, sendo a parte oriental mais desnivelada e tipicamente açoriana, e a parte ocidental mais plana e com um aspeto seco.
Na zona Leste deste percurso, existem três principais pontos de interesse:
– o miradouro da Pedra Rija, com vista privilegiada para a freguesia de Santa Bárbara
– o Poço da Pedreira, geossítio de relevância nacional que outrora foi pedreira de extração de pedra de cantaria mariense de cor avermelhada. Após o seu abandono, formou-se um charco na base da frente de exploração, que torna esta zona com uma beleza única.
– a freguesia de Santa Bárbara, onde é possível apreciar a paisagem pitoresca com a distribuição dispersa das casas rústicas, com construção típica associada à “Casa de Santa Maria”, características únicas no arquipélago
Na zona Norte, o destaque principal é o Barreiro da Faneca, geossítio de relevância nacional, com paisagem singular, árida e argilosa, que corresponde a uma antiga escoada lávica basáltica sobreposta por uma camada de cinzas vulcânicas.
O troço final percorre a Vila do Porto, onde surgem oportunidades de visitar alguns museus e admirar monumentos que fazem parte da história e da cultura mariense.