Este percurso circular permite a volta completa à ilha de Santa Maria, de uma forma relativamente acessível. Ao longo desta rota existem três desvios, de forma a possibilitar a visita a alguns pontos de interesse específicos, tais como:
– Praia Formosa: geossítio de relevância nacional, esta baía com forma semicircular é caracterizada pela presença de praias com areia clara, característica singular e diferenciadora desta ilha.
– Ribeira do Maloás: este geossítio de relevância nacional, que corresponde a um extenso afloramento rochoso de colunas basálticas com 15 a 20 m de altura e 220 m de extensão, está associado a uma antiga escoada lávica do Complexo Vulcânico do Pico Alto e faz lembrar a “Calçada do Gigante”, estrutura vulcânica famosa mundialmente, localizada na Irlanda.
– Baía dos Anjos: localidade onde se iniciou o processo de colonização da ilha, em 1439, a baía dos Anjos tem um grande interesse histórico. Neste local foi erguida a Ermida de Nossa Senhora dos Anjos, sendo provavelmente o primeiro templo religioso dos Açores. Também neste local existe uma estátua de Cristóvão Colombo, que marca simbolicamente o V centenário da sua passagem na ilha. Este local conta ainda com uma aprazível zona balnear.
Além destes três desvios, destacam-se as freguesias de Santo Espírito e Santa Bárbara, o Poço da Pedreira e o Barreiro da Faneca, como alguns dos pontos de interesse mais relevantes.