Ilha São Jorge
Farol do Topo
Farol

Património arquitetónico situado na Ponta do Topo e no extremo Sueste da ilha de São Jorge, apresenta uma arquitetura de comunicações pertencente ao século XX, de tipologia de Farol Costeiro, de 3ª ordem, emitindo grupos de três relâmpagos com cor branca, com um período de 20 segundos e com alcance luminoso de 20 milhas.

 

O farol foi projetado em 1925, pelo Engenheiro José Joaquim Peres, entrando em funcionamento a 15 de Julho de 1927.

O edifício possui uma torre circular com 3 m de altura, apresentando uma murette cilíndrica e lanterna. Foram. Igualmente, construídos edifícios anexos e de um só piso para habitação do faroleiro e depósito de material.  A torre e o edifício perfazem um conjunto de 16 metros de altura, contudo, a sua lanterna está situada a 58 metros acima do nível do mar.

 

No sismo de 1980, o farol foi bastante afetado, perdendo a casa dos motores e de habitação do faroleiro por completo, tendo sido substituir integralmente a ótica por uma fixa que proveio do farol de Esposende.  Mais tarde, em 1987, foi instalado um sistema mais moderno para funcionamento a bateria, em caso de falha dos motores.

Dois anos mais tarde, 1989, foi eletrificado com a rede de energia pública e, posteriormente, em 2001, foi montado um novo sistema, tornando-se, assim, automatizado.

Farol do Topo
Localização
Ponta do Topo
9875-115 - Topo
Calheta
Ilha
São Jorge
Coordenadas
38.5489816,-27.757372 (OSM) (Google Maps)
Scroll to Top
Skip to content