O Farol dos Rosais situa-se sobre espetaculares escarpas, a mais de 200 metros acima do nível do mar. Foi inaugurado a 1 de Maio de 1958, sendo na altura o melhor e tecnologicamente mais avançado farol da rede portuguesa.
Acabado de inaugurar, em 1964 foi temporariamente abandonado pelos seus habitantes aquando da crise sísmica dos Rosais e da erupção submarina que então ocorreu nas suas proximidades. Passada a crise, permaneceu habitado até 1 de Janeiro de 1980, sendo então definitivamente evacuado na sequência dos desabamentos de falésias provocados pelo terramoto de 1980.Integrando a área terrestre do monumento natural da Ponta dos Rosais, aqui podem-se observar várias aves marinhas nidificantes (garajau-rosado, o garajau comum e o cagarro). Esta zona também alberga alguns exemplares de flora dos quais de destacam a urze (Erica Azorica) e o não –me-esqueças (Myosotis marítima).
A Ponta dos Rosais é um geossítio do Geoparque Açores, com relevância regional e interesse e uso científico e geoturístico.
Ilha do São Jorge
Farol dos Rosais
Farol
LocalizaçãoPonta dos Rosais9800-206 RosaisVelas, São Jorge
Coordenadas
38.7533992,-28.311223
(OSM)
(Google Maps)