Esta rota circular pelas Furnas, tem início no parque de estacionamento à entrada da freguesia, junto ao Largo das Três Bicas.
Siga a sinalética ao longo da vila, passando pela Igreja de Santana e pela Poça da Dona Beija, até chegar a um cruzamento onde deverá seguir em direção ao Pico do Milho. Do topo desta elevação é possível desfrutar da vista para o vale da Furnas.
Prossiga ao longo da estrada até chegar à Lagoa das Furnas e siga à esquerda, pela calçada de pedra, contornando o perímetro da lagoa. Ao longo deste caminho irá transpor a Ermida de Nossa Senhora das Vitórias, uma construção gótica do séc. XIX, a Mata Jardim José do Canto e a Casa dos Barcos (Turismo Rural). Adiante encontra-se o Centro de Interpretação Ambiental das Furnas e a área envolvente com diversas zonas de lazer, ruínas de antigos fornos para produção de carvão e ainda a maior araucaria (Araucaria heterophylla) classificada da Europa.
Siga o percurso ao longo da margem da lagoa, através de um caminho de terra plano, muito acessível, ao longo do qual é possível ver várias esculturas em madeira e siga até ao recinto das Caldeiras. Este local, devido à atividade geotermal, proporciona um dos cartazes turísticos da ilha onde é cozinhado o tradicional Cozido à Portuguesa com recurso ao calor interno do vulcão das Furnas.
Depois de apreciar este cenário, continue passando pelo cruzamento para o miradouro do Pico do Ferro e pela zona das bilheteiras até chegar à estrada regional, onde deverá seguir à esquerda. Avance, com cautela, ao longo da estrada até chegar ao centro da freguesia, local onde termina o passeio.
TrilhoPRC06 SMI
CategoriaCircular
Distância9.5 Km
Duração Média03h00
DificuldadeFácil
Percurso
GPX |
Google Earth
Coordenadas do ponto de partida
37.773419, -25.315953
(OSM)
(Google Maps)
Mapa Interativo