Este percurso tem início perto da Mata do Canário, zona Este da cumeeira das Sete Cidades e termina no interior da freguesia.
Desça o caminho de terra à direita, até à estrada. Vire à esquerda e prossiga ao longo do Muro das Nove Janelas, um aqueduto reconstruído em 1830 de forma a abastecer Ponta Delgada.
Siga em frente por um caminho de terra ascendente, com criptomérias (Cryptomeria japonica) do lado esquerdo. Suba a ladeira até atingir o primeiro miradouro para as lagoas das Sete Cidades, o Pico da Cruz.
Continue pelo caminho de terra que, para além de dar acesso a pastagens, serve de palco a uma das mais fascinantes etapas do Azores Rallye. Ao longo da cumeeira é possível contemplar o interior da caldeira com as suas diversas lagoas e formações vulcânicas, bem como toda a costa Norte da ilha.
Contorne a Lagoa Azul, passando por desvios para o João Bom e Mosteiros, seguindo sempre pelo percurso principal até chegar ao entroncamento com o percurso PR 03 SMI – Vista do Rei/Sete Cidades.
Vire à esquerda, pelo caminho dos Arrebentões, rumo às Sete Cidades. Esta parte do percurso é bastante inclinada e escorregadia, pelo que se aconselha algum cuidado na descida, ao longo do caminho principal.
Chegado à freguesia das Sete Cidades, visite o projeto de requalificação das margens da lagoa e a Casa do Parque. O percurso termina junto à igreja de São Nicolau no centro da freguesia
Informações
Trilho PR04SMI
Estado Aberto
Categoria Linear
Distância 11,7 Km
Duração Média 3h00
Dificuldade Médio
Percurso GPX
Coordenadas do ponto de partida 37.831772,-25.753056 (Mapa IOS)(Mapa Google)
Mapa Interativo