Esta rota circular no lugar da Ribeira Funda (Fenais da Ajuda), tem início junto à Ermida da Nossa Senhora da Aflição. Desça a rua asfaltada até esta dar lugar a um caminho de terra. Na bifurcação, siga à esquerda pela berma do pasto, até dar entrada numa mata de Criptoméria (Cryptomeria japonica), Incenso (Pittosporum undulatum), Faia-da-terra (Morella faya), Cabaceira (Pericallis malvifolia), entre outras. Também é possível ver algumas espécies de aves como o Milhafre (Buteo buteo rothschildi), o Melro-negro (Turdus merula), o Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula) e a Alvéola (Motacilla cinerea patriciae).
Ao chegar às ruínas de uma antiga levada e algumas azenhas, conhecidas como os Moinhos do Crim, contorne pela esquerda. Explore este local junto à ribeira e suba até ao caminho principal, à esquerda. O percurso acompanha a ribeira pela margem direita, passando por outro conjunto de moinhos que se podem visitar, atravessando uma ponte para a margem esquerda. Neste local existe um desvio que liga ao PR 27 SMI Praia da Viola.
Retorne à margem direita e siga a sinalética em direção à foz, passando por um conjunto de cascatas. Deste ponto, o percurso começa a sua fase ascendente ao longo de uma escadaria na “Rocha do Padre do Norte”. É aconselhável cuidado devido à altitude em relação ao mar. Durante a subida aproveite para apreciar a vista sobre a costa norte com a Maia, Ponta do Cintrão e o maciço vulcânico das Sete Cidades a Oeste, bem como a Ponta dos Fenais da Ajuda no sentido oposto.
No topo da falésia o percurso prossegue por uma estrada de terra que sobe em direção ao ponto inicial.
Informações
Trilho PRC35SMI
Estado Aberto
Categoria Circular
Distância 3,2 Km
Duração Média 2h00
Dificuldade Médio
Percurso GPX
Coordenadas do ponto de partida 37.837092,-25.347302 (Mapa IOS)(Mapa Google)
Mapa Interativo