Um antigo porto piscatório, situado perto da zona da Vitória, que conserva uma pequena rampa de varagem e apresenta ainda restos de uma grua manual que serviu para içar pequenas embarcações usadas na pesca costeira.
Também se podem observar pequenas grutas naturais que foram posteriormente escavadas com o propósito de serem utilizadas como armazéns para o abrigo de barcos de pesca e respetivos utensílios ligados a essa atividade.
Devido à erosão marítima, o Porto Afonso apresenta-se hoje como um local de grande interesse geológico com arribas altas e calcinadas onde as diferentes camadas geológicas construtivas da ilha podem ser apreciadas no seu esplendor, apresentando um conjunto diferente de espessuras, granulometria e cores que vão desde o cinza dos piroclastos ao vermelho dos cones de escórias de bagacina.
O nome primitivo de Afonso do Porto, segundo os historiadores, advém do facto de terras onde o porto se encontra terem pertencido, nos inícios do povoamento da ilha, a alguém com esse nome.
No dia 19 de Maio de 1623 houve um assalto de piratas da Barbária à ilha, com entrada por este porto. No entanto os seus habitantes conseguiram expulsa-los sem que estes tenham conseguido os seus intentos. Em comemoração desse acontecimento foi construída perto deste local a Ermida de Nossa Senhora da Vitória.
De acordo com a tradição, os moradores conseguiram matar o líder do assalto, que terá ficado sepultado em local próximo à atual ermida. O capitão escravizado referido era Pedro Cunha Ávila.
Ilha do Graciosa
Porto Afonso
Natureza
LocalizaçãoER 1-29880-000 GuadalupeSanta Cruz da Graciosa, Graciosa
Coordenadas
39.066108,-28.068733
(OSM)
(Google Maps)
Horário
SEG: fechado
TER: fechado
QUA: fechado
QUI: fechado
SEX: fechado
SAB: fechado
DOM: fechado
Integra um dos Geossítios da Graciosa