Esta rota linear, de ida e volta até à Rocha da Relva, permite ao pedestrianista visitar uma das poucas fajãs detríticas da ilha de São Miguel. Desça ao longo do caminho cimentado até ao primeiro desvio, à esquerda, para a Rocha do Cascalho.
Esta descida até ao mar (aproximadamente 600 metros) passa por algumas adegas, casas, mas maioritariamente vinhas circunscritas nos tradicionais currais de pedra basáltica. Estas estruturas para além de proteção da maresia, providenciam um ambiente mais ameno para as culturas o que lhes confere um sabor característico. Ao chegar ao nível do mar aproveite para descansar numa zona de repouso para o efeito e, se o tempo permitir, aproveite para se refrescar nas águas do Atlântico.
Suba até ao desvio original e opte pela esquerda para a Rocha da Relva. Ao longo da descida irá passar por várias casas de veraneio, quintas com vinhas e árvores de fruto, bem como alguns animais domésticos e de carga, sendo o mais característico o burro. Muito úteis para os habitantes da rocha, estes animais são um meio de transporte de materiais e bens essenciais até ao seu destino. Este local é muito apreciado para cultivo e lazer devido ao microclima que favorece o desenvolvimento das vinhas e outros produtos hortícolas. Pede-se aos pedestrianistas para não apanharem frutas ou hortícolas durante a caminhada.
Ao longo do caminho irá encontrar fontanários, uma zona de repouso e um altar em honra de Nossa Senhora dos Anjos. Chegando ao final do percurso, junto às últimas casas, há que regressar pelo mesmo caminho até ao ponto inicial.
TrilhoPRC20 SMI
CategoriaCircular
Distância5.5 Km
Duração Média03h00
DificuldadeMédio
Percurso
GPX |
Google Earth
Coordenadas do ponto de partida
37.764033, -25.734658
(OSM)
(Google Maps)
Mapa Interativo