Esta pequena rota liga a freguesia de Santo Espírito ao lugar da Maia, zona sudeste da ilha. Inicie o percurso junto à igreja de Santo Espírito, passando pelo Museu Etnográfico de Santa Maria, na direção Este, rumo ao mar. Siga as marcas ao longo da estrada até chegar a um velho moinho de vento. Daqui o caminho de terra batida serpenteia por uma mata de Incensos (Pittosporum undulatum), passando por um antigo fontanário e posteriormente por pastagens.
Chegando à bifurcação, opte pela direita ao longo de uma estrada de terra denominada por Caminho da Lapa. Siga a sinalética virando à esquerda por um atalho que passa por uma zona de nascentes onde antigamente se lavava roupa. Prossiga em direção à costa, passando por uma canada de pedra que vai até junto à margem da ribeira do Aveiro. Daqui o percurso acompanha a ribeira até à falésia, local onde, cautelosamente, deverá transpor a ribeira. Já na outra margem não deixe de parar e olhar para trás para contemplar a cascata da ribeira do Aveiro que aqui se forma, com cerca de 80 metros de altura, uma das mais altas do país.
A descida para a freguesia da Maia desenrola-se pela arriba rochosa, aproveitada para a cultura de vinha em quartéis ou socalcos com muretes de pedra seca, parte relevante da cultura mariense. Pede-se aos pedestrianistas o favor de não apanharem frutas dos agricultores locais ao longo do percurso.
Chegando à Maia poderá fazer um pequeno desvio, à esquerda, para ver a cascata da ribeira do Aveiro de outra perspetiva, bem como os dois lagares aqui construídos em 1579. Daqui o percurso segue ao longo da estrada terminando junto à zona balnear. A partir deste local é possível fazer a GR 01 SMA Grande Rota de Santa Maria, em direção à Vila do Porto.
Este percurso não é aconselhável a pessoas com vertigens.
TrilhoPR04 SMA
CategoriaLinear
Distância4.1 Km
Duração Média02h00
DificuldadeFácil
Percurso
GPX |
Google Earth
Coordenadas do ponto de partida
36.955875,-25.041774
(OSM)
(Google Maps)
Mapa Interativo